Local do evento


Ouro Preto-MG

Localizada na região Central de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil. Em meio ao casario dos séculos 17 e 18, construído nas ladeiras de uma região montanhosa, erguem-se 13 igrejas monumentais, com altares banhados a ouro e imagens sacras, nos estilos barroco e rococó. Pelo seu porte e conservação, Ouro Preto foi uma das primeiras cidades escolhidas no mundo para ser Patrimônio da Humanidade, em 1980, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Sua origem data da última década do século 17, com a descoberta do ouro no leito de um córrego, fato que atraiu centenas de bandeirantes paulistas e fez a riqueza da região por quase um século. Na aparência, eram pedras de superfície escura; daí, o nome ouro preto. Depois de fundido, revelava-se o amarelo.

Caminhar pelas ruas históricas da cidade é fazer uma imersão na história, e na cultura do nosso estado e do país. Subir e descer as ladeiras da cidade em meio aos casarios e obras artísticas, lojas e feiras de artesanatos é uma experiência imperdível. A gastronomia mineira é mais um capítulo desse enredo que precisa de destaque.

O município de Ouro Preto é agraciado com belezas naturais, uma região montanhosa com lindos vales, cachoeiras, nascentes e mirantes. Os visitantes podem visitar alguns distritos que mantém suas tradições, costumes, gastronomia e festividades em comunhão com os tempos do ciclo do ouro. Os parques, com suas montanhas e vales, são outro convite a um passeio, para experenciar belas paisagens e banhos de cachoeiras. Um destaque é o Parque do Itacolomi, onde fica o Pico do Itacolomi, com 1.722 m, que pode ser visitado através de trilha que levam ao seu cume.

Por todas essas atrações históricas, artísticas, cultural e naturais que a cidade de Ouro Preto transformas todos sua estadia, em dias históricos.

Saiba mais





Centro de Artes e Convenções da UFOP

O Parque Metalúrgico Augusto Barbosa foi criado em 1946 para a realização de atividades acadêmicas da Escola Nacional de Minas e Metalurgia, em Ouro Preto. Posteriormente, foram a ele incorporadas uma unidade produtora de ferro-gusa, uma oficina mecânica e galpões para o estoque de matérias-primas e produtos acabados.

A construção dessa estrutura, que ficou em atividade até metade da década de 1960, aumentou os serviços oferecidos às indústrias da região. Em 1969, o local passou a fazer parte da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). As construções preservadas foram transformadas em espaços importantes de integração social, cultural, econômica e artística.

Com o objetivo de estimular o turismo e as atividades científicas e culturais de Ouro Preto, o Conselho Universitário da UFOP decidiu, em 1993, transformar o Parque Metalúrgico em um espaço destinado a receber convenções e eventos. Assim, iniciou-se o processo de implantação do Centro de Artes e Convenções. Cada espaço foi nomeado em homenagem a uma cidade histórica de Minas Gerais: Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, São João Del Rei e Sabará.

Inaugurado em 21 de março de 2001, o Centro de Artes e Convenções da Ufop tornou-se referência em espaço para convenções em Minas Gerais, possuindo capacidade e estrutura para receber eventos nacionais e internacionais, gerar recursos e movimentar a economia e o turismo regional.

Em 2003, recebeu o prêmio Jacaré de Bronze, 3º lugar na categoria Melhor Centro de Convenções e Exposições da Região Sudeste, concedido pelo Prêmio Caio. Em 2006 foi reconhecido pela Internacional Congress and Convention Association, entidade com sede na Holanda que mapeia os eventos ocorridos no mundo, como espaço que mais sediou eventos internacionais do ano.

O Centro de Artes e Convenções da Ufop possui uma localização privilegiada, no Centro Histórico de Ouro Preto, próximo à Igreja do Pilar, à Praça da Universidade, à Estação Ferroviária, Prefeitura Municipal e à reitoria da Ufop.



Patrocinadores


Em breve mais informações.


Expositores


Senior



Promoção


Organização




Apoio